A psicanálise reivindica o lugar do inconsciente, da sexualidade e da finitude no cerne da alma humana. Aspectos que não se calam, tampouco se escondem. Fugir da nossa essência é “dar um tiro no próprio pé”, pois a dor de existir sempre vai requerer o seu devido lugar, mais cedo ou mais tarde. (Location 276)

Uma das maiores aprendizagens que obtemos por meio de um processo analítico é a nossa capacidade de lidar com a frustração. Aos poucos, vamos percebendo que não somos onipotentes e que o mundo não gira (e nem deve girar) ao nosso redor. Dar-se conta disso é libertador, ainda que angustiante. (Location 302)

A escrita, como processo, é um campo em desenvolvimento contínuo; quanto mais lemos, estudamos e praticamos, mais o nosso pensamento ganha forma e vai para o papel sem medo de ser feliz. (Location 318)

um analista de verdade se forma pelo divã, atravessando os próprios fantasmas, desvelando suas inverdades e havendo-se com seus desejos – quando identificados, evidentemente. (Location 424)

o candidato à analista tem que saber escutar, isto é, cultivar um dispositivo psicanalítico que se atente ao discurso do outro, que, na maioria das ocasiões, não aparece tão bem estruturado quanto a expectativa do jovem aspirante. Trata-se de escutar com a alma, permitir ser afetado e, simultaneamente, saber filtrar o que será bom ou não de ser lançado naquele momento do encontro de dois inconscientes. (Location 438)

Fico bastante tentado, assim, a definir a supervisão, inspirado em Winnicott (1975), como um espaço contrapedagógico no qual tanto o supervisionando quanto o supervisor “brincam” juntos para viabilizar a construção de seus casos clínicos. (Location 528)

psicoterapia psicoanálisis winnicott supervisión

Mas o que dizer do homem ou mulher que se apresenta em nosso consultório? Esta pessoa é o colaborador mais poderoso que você jamais encontrou. Nesta profissão solitária, tudo depende de nós mesmos, sozinhos, se bem que, ao mesmo tempo, estamos numa sala com um “alguém” que, além de ser a pessoa que veio buscar assistência, é também a pessoa apta a nos prestar a assistência mais poderosa que jamais encontraremos. (Location 539)